quinta-feira, 28 de abril de 2011

GRUPO FAZER ACONTECER
Andrea Bagatin Prioli de Matos
Cenir Martins Lente
Debora Fonseca Moraes
Lucia Zlotek Stangret
Neide Maria da Silva
Neide Pontes
Rafael Carlos Cavalheiro

         SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR TUTOR






I.T.E.M.
em JOAQUIM TAVORA-PR














PROINFO / JOAQUIM TÁVORA
2011


1.  INTRODUÇÃO
I.T.E.M. em Joaquim Távora-PR – Inclusão Tecnológica nas Escolas Municipais em Joaquim Távora – Paraná.
Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
Levando-se em conta que hoje a TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) ganham espaço significativo nas salas de aula, que permite algo inovador na escola, onde o aluno tem a oportunidade de percorrer objetos do estudo em seu próprio ritmo, podendo trabalhar além da sala de aula, pode estabelecer redes de cooperação com seus colegas, extrapolando o ambiente da sala de aula, através de fóruns, bate-papo, etc. Pode ainda consultar os mais diversos e interessantes materiais de estudo.
Com o uso das tecnologias, nos deparamos com enormes mudanças na cultura, na sociedade e na educação. Isso exige de nós, professores, atualização em busca de novos conhecimentos para que possamos criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos, pois não podemos nos esquecer que as tecnologias geram mudanças e temos que formar alunos dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.
O professor deve criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias, que seja significativa para o aluno, pois este precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por essa razão, é importante que o professor crie situações que instiguem a curiosidade do aluno.
O trabalho por meio de projetos favorece ao aluno a aprender-fazendo, a reconhecer sua própria autoria naquilo que está produzindo em grupo e/ou individualmente potencializando a interdisciplinaridade, uma vez que favorece a realização de atividades diversificadas, as quais possibilitam que se relacionem entre as diferentes áreas do conhecimento.

















2.  JUSTIFICATIVA
Este projeto oferece muitos benefícios aos estudantes, pois o aluno deixa de ser um agente passivo e conquista o lugar de agente social, porque produz e divulga, exercitando assim a comunicação.
A comunidade escolar, os alunos em geral, e os professores, não podem ficar alheios às inovações da internet. É mais que urgente e desejável que professores se apropriem desses espaços e compreendam ainda mais, como fazer para melhorar a qualidade da educação, sem perder de vista as necessidades e exigências do currículo escolar.
O uso das TICs é uma excelente ferramenta de apoio à aprendizagem. Através da comunicação virtual, os alunos podem pesquisar, analisar, refletir, interagir e encontrar soluções para diversos questionamentos, ao mesmo tempo em que vão se apropriando das tecnologias disponíveis. O trabalho é cooperativo e colaborativo, formando assim uma rede de novos conhecimentos. Os blogs servem para registrar conhecimentos adquiridos, assim como para a divulgação de conteúdos como relatos, textos, links... É uma ótima maneira de desenvolver a criatividade, estimular a expressão, demonstrar sua forma de pensar e agir. O uso da ferramenta, por fim, abre novos canis de comunicação, entre professores e alunos, alunos e comunidade, alunos e o mundo, incentivando a interação e a interatividade.












3.  OBJETIVOS
3.1.   OBJETIVO GERAL
Utilizar o Blog para informar, comunicar, interagir e atacar os problemas relacionados à comunidade escolar, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham trazer informações construtivas de nível institucional e educacional à comunidade escolar tavorense, para que esta reflita a respeito dos problemas enfrentados pelas instituições públicas de ensino em relação à inserção digital frente à realidade vivida pela maioria das escolas públicas, no que diz respeito a recursos financeiros e tecnológicos e assim garantir o acesso e permanência dos alunos nessa inclusão.

3.2.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.2.1.     Promover a integração dos alunos;
3.2.2.     Divulgar informações institucionais e educacionais;
3.2.3.     Desenvolver a capacidade de pesquisar, organizar e apresentar as informações;
3.2.4.     Estimular diferentes formas de conhecimento e troca de saberes através do ambiente virtual;
3.2.5.     Impulsionar um novo modo de produção e estilo de vida na escola;
3.2.6.     Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas;
3.2.7.     Incentivar a cooperação;
3.2.8.     Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;
3.2.9.     Trabalhar informações e temas atuais;










4.  PROCEDIMENTOS
Para alcançar os objetivos citados, será lançada mão dos seguintes procedimentos:
4.1.   Realizar um prévio levantamento da realidade das escolas municipais, com relação a espaço físico e recursos disponíveis, para que a mesma possa acolher esse projeto com qualidade;
4.2.   Analisar o que pode ser feito para minimizar e se possível eliminar os excluídos dos recursos tecnológicos nas escolas;
4.3.   Inserir o uso do computador no cotidiano pedagógico da escola, com intuito de buscar construir a cidadania e a participação social na perspectiva de uma sociedade tecnologicamente mais justa e avançada.



















5.  ATIVIDADES PROPOSTAS
O Projeto terá início com um concurso entre todos os alunos da rede municipal de ensino para a escolha do nome do Blog, e aproveitando a ocasião para informar à comunidade escolar, qual o objetivo da criação deste blog e o que o leitor pode encontrar nele;
Depois de escolhido o nome, iniciaremos a criação do Blog e a publicação na internet. Só então, faremos a primeira postagem e disponibilizaremos o blog para a comunidade escolar.
A princípio, em cada escola, terá um professor responsável, que irá direcionar o uso do blog, pois ele ainda é só uma estrutura pronta pra receber os conteúdos que a comunidade escolar irá postar, permitindo assim, que qualquer pessoa que se prontifique a mergulhar nos recursos oferecidos pela internet tornar-se um(a) autor(a).
Os alunos serão direcionados a pesquisar na internet, visitar a diversos blogs para que se familiarizem com a ferramenta e possam enviar seu próprio material, que poderá ser visto e comentado por todos os usuários do blog, permitindo assim a interação.













6.  RECURSOS NECESSÁRIOS
6.1.   Recursos humanos;
6.2.   Recursos tecnológicos – computador com acesso a internet, maquina digital, etc.




































7.  AVALIAÇÃO FINAL
O Projeto em questão será avaliado pelo envolvimento da comunidade escolar e pela sua repercussão dentro do contexto, pois toda construção acontece pela verificação e depuração de caminhos.






















8.  REFERÊNCIAS
8.1.   Seabra, Carlos. Tecnologias na escola. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010.
8.2.   http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/home/home_azul.html









terça-feira, 26 de abril de 2011

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM


 Grupo: AS INDECISAS

Cursistas:
·        Fernanda Santos Carvalho
·        Joana D’arc Calesso Urbanovicz
·        Maryellen Santos Camargo
·        Michele Aparecida Peres de Sousa
·        Silvana Letícia de Almeida Silva
·        Valdirene Cabrera Mendes
·        Viviane Sousa da Silva
Turma: 18778
·                         Adriana Ribeiro Freirias da Silva
Turma: 18777
SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR TUTOR






Tema Gerador:   Projetos Integrados de Aprendizagem
Tema Foco: A influência da tecnologia na sociedade





PROINFO / JOAQUIM TÁVORA
2011

A influência da tecnologia na sociedade


INTRODUÇÃO
           
A tecnologia está em toda parte, no trabalho, nos estudos, nas grandes pesquisas, nas compras  e até mesmo nos momentos de lazer, facilitando e economizando nosso tempo, gerando assim um grande impacto sobre cada cidadão, transformando-se em uma necessidade básica.
             Esta é a era da informação, através da tecnologia o homem relaciona-se com o mundo da fantasia, vivendo temporalidades distintas em espaços superpostos: o real, o virtual e a ficção e isso talvez seja uma marca da sociedade do século XXI. A comunicação é facilitada, pois todos podem estar conectados ao mundo, a países, familiares, amigos e vizinhos em uma espécie de rede invisível.
Ao observar a relação da sociedade com os avanços tecnológicos é possível constatar que são enormes os benefícios obtidos, mas ao mesmo tempo, faz-se necessária uma reflexão para que o ser humano não se torne escravo de tamanha evolução e seja capaz de usá-la de modo positivo.
            Desta forma o ponto que nos remete a uma profunda reflexão é se não estamos ficando muito ocupados com a virtualidade e as máquinas que nos rodeiam e deixando de lado a convivência real com as pessoas, o contato humano tão necessário para uma sociedade. Outro questionamento é o de como aproveitar da tecnologia sem sofrer com as consequências que o uso desregrado da mesma pode causar a cada um de nós.
            Em suma, o que precisamos aprender é como tirar proveito da multimídia, da internet, da telemática sem que nos tornemos dependentes de tais sistemas de tecnologia e informação.






JUSTIFICATIVA

            Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas e na vida das crianças, que fazem uso cada vez mais cedo das novas tecnologias, seja para se comunicar, divertir ou para estudar.
            Temos que pesquisar sobre os efeitos positivos e negativos que a tecnologia traz para nossas vidas, pois sempre que citamos a internet como fonte de informação e comunicação, ignoramos o fato de que uma ampla exposição a esse rico recurso pode-se levar ao vício.
            A tecnologia no mundo contemporâneo é composta de um misto de virtualidade, máquinas e o humano, mas não se deve deixar de maneira alguma que ocupem o espaço valioso do contato humano.

OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Aprender sobre o avanço tecnológico e as influências da tecnologia na sociedade.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver o conhecimento básico de informática, como ferramenta fundamental no contexto atual;
- Entender as mudanças que ocorrem no mundo moderno;
- Compreender que as mudanças nem sempre são boas para a sociedade, mas são importantes para o avanço da humanidade;
- Melhorar a oralidade, a livre expressão, a criatividade e rompimento da timidez e insegurança com o uso do Laboratório de Informática;
- Reconhecer que o uso de um celular ou de um computador não deve ser apenas um modismo.






PROCEDIMENTOS:
            O projeto será trabalhado de uma maneira em que o aluno deverá se familiarizar com o uso do computador, utilizando-se de jogos educacionais e outras ferramentas como recurso pedagógico, com o propósito de estimular novas formas de pensar na construção do conhecimento.
            O professor se utilizará do tema para desenvolver pesquisas e curiosidades que elucidem a forma correta de se utilizar os meios tecnológicos enfatizando os perigos que o mau uso dos computadores, vídeo-games e celulares  podem acarretar.
            Como forma de conscientização serão levantadas as questões sobre a massificação da utilização dos softwares de mensagens instantâneas, sempre levando em conta os prós e contras de cada recurso.
            Como parte da metodologia, professores e alunos redigirão relatórios a respeito de cada aula e cada atividade desenvolvida para avaliação e auto-avaliação que servirão de bases para análise e efetivação de novas atividades.

ATIVIDADES PROPOSTAS:
- Levar os alunos até o laboratório de informática, para obterem noções básicas sobre o uso do computador.
- Apresentar  textos informativos sobre o avanço tecnológico.
- Desenvolver pesquisas sobre a influência da tecnologia na sociedade, utilizando todos os meios de comunicação disponíveis como: telejornais, internet, revistas, jornais e também entrevistas com a comunidade.
- Exibir diferentes vídeos e reportagens sobre o mau uso da rede no cotidiano, exemplo: Hackers, pedofilia, vícios em jogos etc.
- O professor auxiliará os alunos na criação de relatos próprios a partir dos textos lidos.
- Após essa atividade será realizado um debate sobre os pós e contras da influência da tecnologia na sociedade.
- Para finalizar o trabalho será apresentado para a sala um telejornal com os resultados das pesquisas.



CLIENTELA
3º e 4º ano do Ensino Fundamental

CRONOGRAMA
De 11/04/2011 a 24/06/2011

RECURSOS
Laboratório de Informática, vídeos, internet, textos variados, pen drive, CDs .

AVALIAÇÃO

A cada atividade desenvolvida será realizada a avaliação e auto-avaliação que servirão de bases para análise e efetivação de novas atividades.














REFERÊNCIAS
LUCCI, Elian Alabi. Novo viver e aprender geografia, 5º ano. 3ª Ed. Reform. São Paulo: Saraiva, 2008.
MIRANDA, Cláudia. Pensar e viver: língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2008.
SALGADO, M. Umbelina Caiafa. Org. Tecnologias da educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. Brasília: Ministério da Educação/SEED. 2008. 208p.



segunda-feira, 25 de abril de 2011

MENSAGEM PARA O GRUPO

Ei pessoal este é o blog da nossa escola.
Vamos contribuir para a divulgação de nossos trabalhos.
E em tudo o que fizermos que Deus seja a nossa direção...