GRUPO FAZER ACONTECER
Cenir Martins Lente
Debora Fonseca Moraes
Lucia Zlotek Stangret
Neide Maria da Silva
Neide Pontes
Rafael Carlos Cavalheiro
I.T.E.M.
em JOAQUIM TAVORA-PR
PROINFO / JOAQUIM TÁVORA
2011
1. INTRODUÇÃO
I.T.E.M. em Joaquim Távora-PR – Inclusão Tecnológica nas Escolas Municipais em Joaquim Távora – Paraná.
Como profissionais da educação, quando pensamos numa sala de aula, buscamos logo as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados.
Levando-se em conta que hoje a TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) ganham espaço significativo nas salas de aula, que permite algo inovador na escola, onde o aluno tem a oportunidade de percorrer objetos do estudo em seu próprio ritmo, podendo trabalhar além da sala de aula, pode estabelecer redes de cooperação com seus colegas, extrapolando o ambiente da sala de aula, através de fóruns, bate-papo, etc. Pode ainda consultar os mais diversos e interessantes materiais de estudo.
Com o uso das tecnologias, nos deparamos com enormes mudanças na cultura, na sociedade e na educação. Isso exige de nós, professores, atualização em busca de novos conhecimentos para que possamos criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos, pois não podemos nos esquecer que as tecnologias geram mudanças e temos que formar alunos dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.
O professor deve criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias, que seja significativa para o aluno, pois este precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por essa razão, é importante que o professor crie situações que instiguem a curiosidade do aluno.
O trabalho por meio de projetos favorece ao aluno a aprender-fazendo, a reconhecer sua própria autoria naquilo que está produzindo em grupo e/ou individualmente potencializando a interdisciplinaridade, uma vez que favorece a realização de atividades diversificadas, as quais possibilitam que se relacionem entre as diferentes áreas do conhecimento.
2. JUSTIFICATIVA
Este projeto oferece muitos benefícios aos estudantes, pois o aluno deixa de ser um agente passivo e conquista o lugar de agente social, porque produz e divulga, exercitando assim a comunicação.
A comunidade escolar, os alunos em geral, e os professores, não podem ficar alheios às inovações da internet. É mais que urgente e desejável que professores se apropriem desses espaços e compreendam ainda mais, como fazer para melhorar a qualidade da educação, sem perder de vista as necessidades e exigências do currículo escolar.
O uso das TICs é uma excelente ferramenta de apoio à aprendizagem. Através da comunicação virtual, os alunos podem pesquisar, analisar, refletir, interagir e encontrar soluções para diversos questionamentos, ao mesmo tempo em que vão se apropriando das tecnologias disponíveis. O trabalho é cooperativo e colaborativo, formando assim uma rede de novos conhecimentos. Os blogs servem para registrar conhecimentos adquiridos, assim como para a divulgação de conteúdos como relatos, textos, links... É uma ótima maneira de desenvolver a criatividade, estimular a expressão, demonstrar sua forma de pensar e agir. O uso da ferramenta, por fim, abre novos canis de comunicação, entre professores e alunos, alunos e comunidade, alunos e o mundo, incentivando a interação e a interatividade.
3. OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL
Utilizar o Blog para informar, comunicar, interagir e atacar os problemas relacionados à comunidade escolar, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham trazer informações construtivas de nível institucional e educacional à comunidade escolar tavorense, para que esta reflita a respeito dos problemas enfrentados pelas instituições públicas de ensino em relação à inserção digital frente à realidade vivida pela maioria das escolas públicas, no que diz respeito a recursos financeiros e tecnológicos e assim garantir o acesso e permanência dos alunos nessa inclusão.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3.2.1. Promover a integração dos alunos;
3.2.2. Divulgar informações institucionais e educacionais;
3.2.3. Desenvolver a capacidade de pesquisar, organizar e apresentar as informações;
3.2.4. Estimular diferentes formas de conhecimento e troca de saberes através do ambiente virtual;
3.2.5. Impulsionar um novo modo de produção e estilo de vida na escola;
3.2.6. Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas;
3.2.7. Incentivar a cooperação;
3.2.8. Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;
3.2.9. Trabalhar informações e temas atuais;
4. PROCEDIMENTOS
Para alcançar os objetivos citados, será lançada mão dos seguintes procedimentos:
4.1. Realizar um prévio levantamento da realidade das escolas municipais, com relação a espaço físico e recursos disponíveis, para que a mesma possa acolher esse projeto com qualidade;
4.2. Analisar o que pode ser feito para minimizar e se possível eliminar os excluídos dos recursos tecnológicos nas escolas;
4.3. Inserir o uso do computador no cotidiano pedagógico da escola, com intuito de buscar construir a cidadania e a participação social na perspectiva de uma sociedade tecnologicamente mais justa e avançada.
5. ATIVIDADES PROPOSTAS
O Projeto terá início com um concurso entre todos os alunos da rede municipal de ensino para a escolha do nome do Blog, e aproveitando a ocasião para informar à comunidade escolar, qual o objetivo da criação deste blog e o que o leitor pode encontrar nele;
Depois de escolhido o nome, iniciaremos a criação do Blog e a publicação na internet. Só então, faremos a primeira postagem e disponibilizaremos o blog para a comunidade escolar.
A princípio, em cada escola, terá um professor responsável, que irá direcionar o uso do blog, pois ele ainda é só uma estrutura pronta pra receber os conteúdos que a comunidade escolar irá postar, permitindo assim, que qualquer pessoa que se prontifique a mergulhar nos recursos oferecidos pela internet tornar-se um(a) autor(a).
Os alunos serão direcionados a pesquisar na internet, visitar a diversos blogs para que se familiarizem com a ferramenta e possam enviar seu próprio material, que poderá ser visto e comentado por todos os usuários do blog, permitindo assim a interação.
6. RECURSOS NECESSÁRIOS
6.1. Recursos humanos;
6.2. Recursos tecnológicos – computador com acesso a internet, maquina digital, etc.
7. AVALIAÇÃO FINAL
O Projeto em questão será avaliado pelo envolvimento da comunidade escolar e pela sua repercussão dentro do contexto, pois toda construção acontece pela verificação e depuração de caminhos.
8. REFERÊNCIAS
8.1. Seabra, Carlos. Tecnologias na escola. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010.
8.2. http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/home/home_azul.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário